CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


No campo filosófico, de maneira específica, sempre que há a busca por aprofundar os estudos acerca de determinado conceito, ou termo, busca-se realizar uma primeira investigação conhecida como contexto histórico. Isso se deve, em parte, para livrar a produção do conhecimento da:


Reflexão.


Crenças.


Religião.


ideologia.


Verdade.

Com o ensino de Sociologia tendemos a implodir as posturas etnocêntricas. Essas produziram visões predominantes nas sociedades capitalistas mais desenvolvidas. A sociologia tem enorme sucesso na contraposição dessas ideias, pois consegue:


Realizar abordagens teóricas reduzidas.


Proporcionar uma abordagem ampla.


Propor uma significação além da própria cultura.


Abordar o ponto de vista europeu.


Abordar pontos de vistas variados.

Leia atentamente o trecho a seguir:

"O estudo do conceito de Estado deve considerar que o homem é um ser histórico e cultural, que está sempre ligado a uma determinada ordem normativa e política. Dentro do campo do Direito, da Política e da própria Economia, o conceito de Estado aparece enquanto uma instância que, ao mesmo tempo, racionaliza a distribuição do poder legítimo dentro de uma nação e desenvolve sistemas econômicos complexos para distribuir bens, muitas vezes de maneira desigual." (PCNEM, 2009, p.41)

 

De acordo com o trecho é INCORRETO concluir que:


Direito e Estado estão dentro do campo de estudos da política.


a ordem política é construída historicamente e o papel do Estado se vincula a isto.


as ordens políticas são atemporais, precede o próprio homem.


a Economia do Estado está vinculada a sua ordem política.


o Estado distribui os recursos para seus entes e reproduz a ordem de poder.

Leia atentamente ao trecho a seguir:

“A sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc.” (BRIDI, 2009, p.105)

Considere as afirmativas abaixo:

I – As ciências sociais oferecem informações sobre concepções de mundo diversas.

II – A cultura do cidadão médio acabou modificando-se com a economia.

III – Cultura, tribo, país são provenientes de concepções de mundo e não realidades prontas e acabadas.

 

Está correto o que se afirma em:


II, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


III, apenas.


II e III, apenas.

Leia o trecho com atenção e faça a questão proposta:

“Em certas ocasiões, será preciso proporcionar ao aluno uma informação organizada e estruturada; em outras, oferecer-lhes modelos de ação a imitar; em outras, formular indicações e sugestões pormenorizadas para abordar as tarefas; ou mesmo permitir que escolha ou desenvolva de forma autônoma as atividades de aprendizagem.” (BRIDI, 2009, p.128)

 

O trecho corresponde a:


Diversificação de estratégias metodológicas.


Formulação da aprendizagem legal.


Abordagens metodológicas diferenciadas.


Montagem da aula em modelos pré-formados.


Diversificação dos meios midiáticos na aprendizagem.

Leia atentamente o trecho abaixo:

"Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados mentais que não se 61 relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar de ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa individualidade, mas o grupo ou os grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e as práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda espécie." (DURKHEIM, 1978, p.41-42)

A partir do trecho destacado conclui-se que o pensador é filiado à escola:


renascentista.


liberal.


racionalista.


marxista.


positivista.

Sobre o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, é correto afirmar que:


transitará entre o idealismo e a revolução, não podendo se realizar em nenhuma das esferas práticas.


resultará em maior interação do aluno com os outros conteúdos, uma vez que ela é transdisciplinar.


entrará em uma experiência de ocultação de saberes, uma vez que parte de seu conteúdo é revolucionário.


trará pouco interesse uma vez que é desligada da realidade social do educando.


atrairá o público feminimo mais que o masculino, uma vez que desconstruirá conceitos.

Existem pessoas que se identificam tanto com bonecas que se submetem a processos estéticos para configuração do corpo e rosto para ficar o mais parecidas possível com estes objetos inanimados. Além disso, com a velocidade e a facilidade com que a informação é divulgada pela internet, estas pessoas estão interagindo entre si, trocando experiências e buscando promover a aceitação de outras pessoas para a forma como se apresentam e querem ser reconhecidas. Considerando as informações acima e o conceito de grupo social, assinale a alternativa correta:


Faz parte da definição de grupos sociais a formação de uma identidade compartilhada, que é identificada pela teoria como um “sentimento de nós”, ou seja, as formas de pensar, agir e sentir próprias do grupo em questão.


Considerando o exposto sobre as pessoas que se identificam com a estética das bonecas e procuram imitá-la, o que se percebe é uma espécie de isolamento social voluntário.


No caso apresentado, o grupo seria identificado como primário, ou seja, aqueles em que o contato acontece de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade entre os indivíduos que dele participam.


A continuidade dos grupos sociais não é um elemento obrigatório, assim, as interações passageiras que caracterizam as relações na internet poderiam representar um grupo com duração efêmera.


A difusão da informação nos dias atuais permite a formação de grupos sociais, mesmo que não exista uma interação física entre as pessoas. Isto porque o contato físico se torna irrelevante para a formação de uma identidade própria de grupos sociais.

Sobre o pensamento da sociologia como ciência é possível considerar que:


É englobada pelo estudo da filosofia, numa relação de espécie e gênero, já que os estudos filosóficos por serem mais antigos, permitem uma maior compreensão do indivíduo e das suas necessidades de convívio social.


Leva em consideração a mudança de paradigma da vida do indivíduo no campo para as cidades e as leituras que devem ser feitas da nova realidade que se apresenta.


É referendada pelas alterações nas estruturas familiares ocorridas com a revolução industrial. As pessoas passam a considerar o casamento como uma ligação entre as famílias na manutenção de interesses comuns.


Decorre de uma necessidade de garantia de ordem social vigente ao fornecer as respostas aos questionamentos formulados pelo indivíduo integrado numa nova dinâmica social.


Tem como base principal a preocupação de todos os pensadores no restabelecimento da ordem vigente anteriormente, já que os indivíduos possuíam melhores condições de desenvolvimento pessoal e econômico quando trabalhava o uso da terra de forma artesanal.

Sabe-se que a filosofia auxilia na produção do conhecimento, sendo, inclusive, uma forma pura de se conhecer (os chamados níveis de conhecimento). Ao lado da Filosofia há um outro nível de conhecimento, chamado de popular, desenvolvido a partir da realidade. Trata-se do conhecimento:

 


Autonomia.


Autopoiese.


Autossuficiência.


Autocrítica.


Autoconhecimento.

Páginas: 123456